Pesquisar

terça-feira, 18 de setembro de 2018

O Otaku Chato

Certos otakus fãs de alguns animes têm uns hábitos intrigantes. E é disso que irei falar um pouco. Vamos lá!

Vejo em grupos e fóruns muitos fãs comparando personagens de animes diferentes. Sinceramente, não vejo motivo a não ser causar conflito e ganhar views, porque não é nada saudável.

Mas por que você não acha justo comparar personagens de animes diferentes?

Simplesmente porque são universos diferentes, são outros princípios de poderes. Querer comparar, por exemplo, Goku com Saitama é um fanatismo doentio. Vejo que pessoas assim querem simplesmente mostrar que o gosto delas é melhor que dos demais. Mas não, está TOTALMENTE errado.

E aquela galera que diz que animes shoujos é para meninas? Claro, aos poucos isso vem mudando e isso é bom, mas existe muita gente que ainda fala isso e as pessoas próximas delas às vezes têm uma imensa vontade de ver animes do gênero ou já viram, mas teme comentar sobre isso por conta do amigo chato.



Um pouco parecido com isso são os otakus metido a Cult, porém chegam a ser piores. “Ah, só assisto anime antigo. Esses de hoje são muito chatos, clichês, sem história”. Minha nossa senhora, que tipo chato de otaku. NÃO, não estou falando que você não pode ver animes antigos, mas falar da boca pra fora de animes atuais, generalizando tudo para dar uma de culto, não ajuda muito, porque sim, existem muitos animes modernos que são ótimos, até porque a qualidade da história do anime não está relacionada ao tempo em que ele foi feito. Não é assim que funciona.



Aliado aos otakus que curtem animes antigos, estão os que “não assistem animes modinhas”. Até assistem animes atuais,mas modinhas não. Se você perguntar o que é um anime modinha pra esse tipo de otaku, ele até gagueja. Vejamos, porque um anime de maior sucesso do momento não pode receber sua atenção? O que o sucesso do anime define como bom ou ruim? Convenhamos que se fosse para fazer um julgamento do tipo, deveria ser o contrário. Algo do tipo: “ah, se ninguém assiste muito, deve ser ruim” – e, aliás, é uma afirmação errada também. Talvez você assista e goste. Então definir a qualidade de um anime por conta do seu sucesso é arriscado e você vai estar se privando de ótimos animes que podem te fazer se divertir muito. Já vi algumas pessoas esperando o anime sair de “moda” para assistirem. Impressionante, né? Mas verdadeiro. Então, se você gosta, por que não? Não está atrapalhando ninguém, não está incomodando ninguém, por que não assistir? Esse tipo de Otaku quer se mostrar diferente, mas acabam sendo comuns.

Em contrapartida, tem a galera otaku que fala que apenas os animes atuais são bons. É aquele tipo de fã que assiste dois episódios de um anime que está bombando no momento e já sai criticando os demais que são antigos. Isso quando não é o primeiro anime assistido dessa pessoa e este ser sai por ai falando que já assistiu trocentos animes como uma maneira de justificar seu julgamento. Ou seja, da mesma maneira que falei sobre os animes antigos, não gostar não é um motivo para dizer que o anime é ruim. E não se precipite em sua opinião, tente assistir primeiro e tire sua própria conclusão sobre ele. Eu mesmo tentei assistir Bleach durante 3 anos e não gostava de jeito nenhum, mas em 2014 assisti e gostei muito. Então, por vezes naquele momento talvez você não goste, e o que é o melhor anime pra você agora pode não ser daqui a alguns anos.



E devo confessar uma coisa, não sou muito fã de animes ecchis, inclusive fiz uma pequena crítica aos animes deste gênero AQUI. Mas que fique claro, fiz uma crítica aos exageros da erotização de determinados personagens. Sei que há quem goste e não fiz um julgamento, o que é totalmente diferente. Fiz uma crítica e justifiquei. E repito: a crítica não foi apenas por conta do Ecchi em animes, mas por conta do seu exagero. Mas vamos ao que eu quero dizer. Acho que o único anime que assisti por ser Echhi foi High School DxD e não gostei muito, mas vejo que existem muitos fãs desse anime e serei sincero, a primeira temporada me agradou, até. Então os otakus dizerem que um anime é ruim por ser ecchi é errado. O simples fato de ser ecchi e você, como otaku, não gostar significa apenas que você não é fã do gênero. Então aquelas ofensas desnecessárias para cima de quem gosta serve apenas para causar mal estar. Existe um repertório imenso de animes deste gênero, procure que talvez você goste de ao menos um.



Sim, você otaku ou não, pode fazer críticas a animes. Seu direito, mas saiba ser equilibrado e não faça essa crítica objetivando atingir alguém, mas sim para expor sua opinião. E antes de fazer uma crítica a algum anime, busque os pontos positivos para não parecer um cara que só quer julgar o que não gosta, pois ao criar o hábito de buscar pontos positivos e negativos você será capaz de fazer uma análise melhor e mais detalhada, pesando qualidades e defeitos e verificando quais das características que citar tem um maior impacto para a sua opinião final. Porque, às vezes, o anime tem suas qualidades, mas os defeitos  podem pesar mais para você e isso o faça não querer assistir. Tomo como exemplo One Piece. Apesar de ser um anime que eu gosto muito, há um ecchi exagerado nele que me incomoda, mas mesmo assim as suas qualidades têm um peso maior para mim em relação ao que considero defeito.



Saiba manter o limite entre julgar e criticar, pois estes dois verbos mantêm uma pequena linha estreita que os separa. 

O ato de julgar vem de tomar uma decisão pela a aparência. 

A crítica surge de uma análise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário